Teme-se que a fusão da Santos Ltd. e da Oil Search, listada na Bolsa de Papuan-Nova Guiné, prejudique PNG Do interesse nacional, dando a uma entidade estrangeira muito acesso.
Na quinta feira, PNG Deputado PM Samuel Basil disse: “Se a fusão resultar no enfraquecimento de quaisquer acionistas da Papua Nova Guiné ou nos interesses dos acionistas, a redução da liquidez do mercado, o potencial de perda de empregos, o potencial de fechamento de capital PNGX , e perda da propriedade local dos ativos da empresa para um interesse estrangeiro, não está em PNG Interesse nacional. ”
Anteriormente em agosto, PM James Marape também expressou preocupações semelhantes.
Se Santos não listou o grupo fundido em PNG , os acionistas locais seriam forçados a deter ações australianas, atingindo o PNG renda da taxa de listagem da bolsa e taxas de portfólio para administradores de fundos locais. PNG as pessoas terão negado acesso a investimento direto em projetos domésticos significativos de importância nacional, como a ExxonMobil PNG LNG e Papua Total LNG , Elaborou Basil.
Fora isso, Santos seria a maior parte interessada no maior projeto de recursos do país, o PNG LNG projeto, operado pela Exxon Mobil Corp, aumentando a participação de Santos para 42,5%.
Oil Search concordou com uma proposta de aquisição pela Santos em AUD 8,4 bilhões ( USD 6,2 bilhões) em agosto. A finalização dos termos terá início em 13 de setembro.