A União Europeia está formulando medidas para os Estados membros responderem ao aumento dos preços da energia, que ameaçam inflar os preços ao consumidor com a aproximação do inverno. De acordo com EU Comissário de energia Kadri Simson, o bloco divulgaria orientações sobre como lidar com o aumento do preço da energia nas próximas semanas. Espera-se que ajude os países a navegar rapidamente pelas opções para responder aos crescentes preços da energia, incluindo o uso de apoio direto ao consumidor e ajustes do imposto de valor agregado ( VAT ) e impostos especiais de consumo.
Os preços da eletricidade dispararam na Europa este ano, principalmente devido ao aumento do preço do gás natural, baixa produção de energia renovável e alta EU precificação de carbono. Os preços do gás natural na Europa aumentaram mais de 250% desde o início do ano em meio à alta demanda, com a reabertura das economias de COVID -19 bloqueios.
Alguns países, incluindo Espanha, Itália e Grécia, já estão planejando medidas nacionais, como tetos de preços e subsídios, para proteger os consumidores do aumento dos custos. Enquanto isso, a Alemanha disse que não pretende intervir no mercado para conter a alta nos preços do gás. o EU disse que o aumento do preço deve encorajar os governos a acelerar a mudança dos combustíveis fósseis. No entanto, também suscita oposição ao plano do bloco de introduzir um novo mercado de carbono para transportes e edifícios.