Espera-se que a demanda de gás natural da Europa enfraqueça antes do inverno, já que os preços aumentam com os estoques apertados. Os futuros de referência europeus para entrega em janeiro de 2022 subiram para um recorde de € 66 ($ 78) por MW h de apenas € 16 um ano antes. Os preços começaram a subir em abril, à medida que a redução dos estoques sinalizava uma queda iminente na oferta.
Em meio ao declínio da oferta de gás do gasoduto russo, os compradores europeus estão aumentando os preços, tentando superar os rivais asiáticos na aquisição de produtos disponíveis. LNG cargas. Contudo, LNG os fluxos para a Europa estagnaram e as instalações de armazenamento encheram-se mais lentamente do que o normal. Ao mesmo tempo, a produção de energia do parque eólico caiu nas últimas semanas devido ao vento excepcionalmente fraco, forçando as unidades movidas a gás a funcionar por mais horas.
O gás representa 19-20% da geração de eletricidade da Europa. O déficit de fornecimento levantou a preocupação de uma crise energética mais ampla. Os altos preços do gás também devem levar os produtores de energia a voltarem para o carvão. Enquanto isso, os produtores de aço, cimento, petroquímica, cerâmica, vidro e fertilizantes devem considerar a redução da produção ou interromper a produção temporariamente.