Os preços da energia na Europa atingiram uma alta recorde, mas os geradores estão perdendo uma grande receita, já que suas vendas estão, em grande parte, travadas a preços mais baixos. Ao mesmo tempo, os governos estão intervindo para proteger os consumidores, o que poderia desencorajar os investimentos de longo prazo necessários para impulsionar os planos de transição energética da região. Alguns participantes do mercado alertaram que participantes menores com capital limitado para hedge podem falir.
Os preços de referência europeus do gás aumentaram cerca de 250% desde o início do ano. Teoricamente, deveria ser uma bênção para fornecedores de energia com geração nuclear, eólica, solar e hidrelétrica. No entanto, a maioria das empresas de energia têm poucas oportunidades de se beneficiar porque já protegeram suas vendas futuras. Operadores hidrelétricos, nucleares e renováveis venderam 100% de sua produção básica em 2021 a preços muito mais baixos do que no mercado à vista.
O governo espanhol proíbe os geradores de obterem lucros inesperados em meio a preocupações com o impacto sobre os consumidores. Como resultado, as ações de algumas empresas de energia caíram. As ações da Enel, maior concessionária da Europa, caíram mais de 6% desde segunda-feira, enquanto a Iberdrola, maior geradora de energia da Espanha, viu suas ações caírem mais de 8%. No UK , o regulador Ofgem estabeleceu um limite máximo para o valor que os fornecedores de energia podem cobrar por suas tarifas padrão em £ 1.500 (US $ 1.758) por ano.