Distrito de gestão da qualidade do ar da área da baía da Califórnia ( BAAQMD ) lançou uma investigação sobre se a Phillips 66 não conseguiu obter as licenças necessárias para produzir combustíveis renováveis em sua refinaria Rodeo. Phillips 66 está trabalhando em um projeto multifásico para converter a refinaria Rodeo no maior processador do mundo de matérias-primas, como óleo de soja e gordura animal, para produzir combustíveis renováveis. A empresa disse que começou a processar pequenos volumes de óleo de soja na refinaria no primeiro trimestre de 2021.
Phillips 66 planeja produzir 800 milhões de galões / ano de gasolina renovável, diesel renovável e combustível de aviação sustentável em Rodeo. No entanto, pelo menos grupos ambientais reclamaram com os reguladores sobre o uso de hidrogênio adicional para tratar matérias-primas de base biológica, como óleo de soja e sebo animal. O hidrogênio pode resultar em queima de gases e mau funcionamento das refinarias, dizem os grupos.
Um dos grupos, o Natural Resources Defense Council, disse que Phillips 66 não obteve as licenças necessárias de BAAQMD para começar a processar esse óleo ainda este ano. Enquanto isso, a empresa disse que tinha a aprovação adequada para a produção de diesel renovável em um hidrotratador existente como parte de um projeto de flexibilidade independente. A empresa observou que não seria necessário expandir a capacidade da refinaria para produzir hidrogênio, acrescentando que as emissões estimadas da geração de hidrogênio serão incluídas em um Relatório de Impacto Ambiental independente.