O homem mais rico da África, Aliko Dangote, está em negociações para o empréstimo de seu projeto de mega refinaria na Nigéria.
Segundo algumas fontes, as negociações são com os maiores traders de petróleo do mundo, como Trafigura e Vitol, já que a Dangote está em busca de dinheiro externo. Também existe a opção de criar outro USD 500 milhões de uma casa comercial ou consórcio que estava sendo explorado.
Empresa estatal de petróleo da Nigéria NNPC concordou em comprar uma participação de 20% na refinaria por cerca de USD 2,8 bilhões.
A futura refinaria de 650.000 bpd estará localizada fora do centro comercial da Nigéria, Lagos. Depois de concluído, será a maior usina do continente e redesenhará os principais fluxos de comércio de petróleo e combustível na bacia do Atlântico.
Como a refinaria sofreu um atraso de vários anos, o custo subiu para USD 19 bilhões das estimativas anteriores de USD 12-14 bilhões. Além disso, surtos de coronavírus entre os trabalhadores do local, juntamente com atrasos na obtenção de materiais, também atrasaram a construção.