A Gazprom disse recentemente que concluiu a construção do gasoduto Nord Stream 2 de gás natural que conecta a Rússia à Alemanha. A empresa de gás russa observou que conduziria a atividade de pré-comissionamento necessária antes do final de 2021. No entanto, os participantes do mercado e analistas esperam que o início dos fluxos de gás no novo gasoduto seja adiado para 2022. Eles estimaram que seria necessário a oito meses para concluir o processo de certificação e garantir ainda mais EU aprovação.
Regulador alemão BN A etzA tem até janeiro de 2022 para apresentar um projeto de decisão sobre a conformidade do Nord Stream 2 com EU as regras. A Comissão Europeia, que não apoiou o projeto, deve examinar BN O projeto de decisão da etzA com particular cuidado e escrutínio. A Comissão dispõe de dois meses para analisar o projecto, que pode ser prorrogado por mais dois meses.
BN A etzA também precisa da aprovação do ministério federal de energia da Alemanha, que terá três meses após receber todos os documentos necessários para determinar se a certificação do Nord Stream 2 colocaria em risco a Alemanha e a EU Segurança energética. O Nord Stream 2 também tem de cumprir as regras europeias de desagregação, que exigem que a empresa proprietária do gasoduto seja diferente da empresa que fornece o gás transportado através do gasoduto para garantir uma concorrência leal.