A Jordânia obterá gás egípcio por meio de um gasoduto através da Jordânia e da Síria em um plano para aliviar a atual crise de energia. Os governos dos quatro países concordaram com o plano na quarta-feira, dizendo que pretendiam implementá-lo o mais rápido possível. O Líbano está lutando contra a escassez de eletricidade e o esgotamento do fornecimento de combustível importado como parte de uma crise financeira mais ampla desde 2019.
No entanto, o plano de canalizar gás do Egito para o Líbano foi complicado por US sanções ao governo sírio. A administração do presidente Bashar al-Assad já expressou disposição para cooperar, enquanto as autoridades libanesas pediram que US para conceder uma isenção. Em resposta, Washington está discutindo uma solução com o Banco Mundial, Jordânia e Egito.
O ministro do petróleo do Egito, Tarek El Molla, disse que ele e seus colegas estabeleceram um roteiro com o objetivo de começar a bombear gás para o Líbano na primeira oportunidade. O ministro de energia do Líbano, Raymond Ghajar, disse que o país está trabalhando com o Banco Mundial para garantir financiamento para reiniciar uma usina de energia no norte, que deve gerar 450 MW de eletricidade.