Estatal de Omã OQ SAOC está considerando a venda de seu negócio químico com base na Alemanha, informou a Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com o assunto. De acordo com as fontes, OQ está em negociações com consultores para discutir opções para OQ Produtos químicos, anteriormente conhecidos como Oxea. OQ O valor dos produtos químicos pode ficar em torno de US $ 3 bilhões em qualquer venda, acrescentaram. No entanto, um deles observou que nenhuma decisão final havia sido tomada, e que havia a possibilidade de nenhuma venda. Ambos OQ e OQ A Chemicals ainda não divulgou qualquer declaração sobre o plano.
A mudança veio enquanto Omã buscava arrecadar dinheiro e reduzir um déficit orçamentário crescente devido ao COVID 19 pandemia. O Sultanato tem explorado possibilidades de vender sua participação na OQ ou uma de suas subsidiárias, disseram as fontes. OQ surgiu como resultado de fusões entre a Oman Oil Co. e várias outras empresas estatais, incluindo Oman Gas Co, Orpic e Oxea.
Oman adquiriu a Oxea em 2013 da firma de ações Advent International por € 1,8 bilhão (US $ 2,1 bilhões). OQ Chemicals emprega mais de 1.400 trabalhadores na Alemanha, China, o US e na Holanda. Ela produz produtos químicos usados para fazer revestimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos, aromatizantes e outros produtos.