Algumas fontes disseram que OPEC + é provável que mantenha seus planos existentes para a produção de petróleo bruto para novembro, apesar da alta do preço do petróleo, que atingiu o nível mais alto em três anos.
Anteriormente, em julho, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados ( OPEC +) concordou em aumentar a produção de petróleo em 400.000 bpd / mês, facilitando os cortes de 5,8 milhões de bpd. Eles também concordaram em avaliar o negócio em dezembro.
OPEC O Secretário-Geral Mohammad Barkindo comentou: “ OPEC e não- OPEC as decisões ministeriais de começar a devolver 400.000 bpd ao mercado a cada mês continuam a ajudar a equilibrar a necessidade de aumentos incrementais para atender à demanda, ao mesmo tempo em que se protege contra o potencial de excessos no fornecimento ”.
De acordo com uma apresentação vista pela Reuters, o OPEC + Comitê Técnico Conjunto ( JTC ) esperava que o mercado de petróleo registrasse superávit de 1,4 milhão de bpd no próximo ano sob seu cenário base, um pouco abaixo da previsão anterior de 1,6 milhão de bpd.
Em 2021, o mercado de petróleo deve ter um déficit de 1,1 milhão de bpd, supondo que o crescimento da demanda seja de cerca de 6 milhões de bpd. Em 2022, o crescimento da demanda está previsto para 4,2 milhões de bpd.
o JTC A agenda da inclui o cumprimento dos cortes existentes, que se situaram em 116% em agosto, o que se traduz no corte do grupo mais do que o planejado, com vários membros enfrentando restrições internas para aumentar a produção.
Portanto, o grande aumento da produção do grupo teria que contar com produtores com capacidade ociosa, como a Arábia Saudita e o UAE . Em vez disso, isso indica um mercado de petróleo mais apertado.
OPEC + ministros considerariam o JTC antes de tomar uma decisão final. Recentemente, ministros de energia de OPEC membros Iraque, Nigéria e o UAE disse que o grupo não viu necessidade de tomar medidas extraordinárias para alterar o acordo existente.
Em uma conta relacionada, os analistas do Barclays disseram que a recuperação da demanda acabaria por compensar OPEC + se move para facilitar o corte de produção devido ao desequilíbrio das capacidades de produção.