Na sexta-feira, o governo da Holanda afirmou que a produção de gás no campo de Groningen terminará em 2022, apesar da atual alta do preço do gás.
No ano que vem, até outubro, a produção do campo seria reduzida em mais de 50% para apenas 3,9 bcm. Seria o último ano de produção regular.
No entanto, para se manter operacional, a cada ano o campo terá cerca de 1,5 bcm de gás extraído até que um local principal de armazenamento de gás possa ser mudado para o uso de gás de baixo teor calórico importado em vez do gás de alto teor calórico que Groningen fornece.
Anteriormente, o governo holandês expressou sua previsão de que a conversão do local de armazenamento seria entre 2025-2028, mas também perguntou aos reguladores se isso poderia acontecer mais rápido.
O campo atingiu seu pico de produção em 1976 em 88 bcm após ser descoberto em 1959. Até 5 anos atrás, a produção ainda estava perto de 30 bcm. No entanto, nos últimos anos, a extração tem sido problemática, pois a produção de gás causou uma série de tremores que danificaram casas e edifícios na região.
O plano de fechamento começa ainda quando, em setembro, os preços do gás na Europa e no UK subiu para recordes.