Em nome dos produtores domésticos de plástico, o Departamento de Comércio da Índia solicitou ao Bureau of Indian Standards ( BIS ) e o Departamento de Química e Petroquímica para prorrogar o prazo da vinculação BIS requisitos de qualidade para polietileno de importação ( PE ) por pelo menos 12 meses a partir do prazo original de outubro de 2021. De acordo com BIS 'Notificação em abril de 2021, produtores, importadores, comerciantes e usuários de vários produtos químicos e polímeros têm um período de seis meses para cumprir os requisitos de qualidade.
No entanto, participantes do mercado disseram que o período de janela não seria suficiente para obter todas as licenças necessárias. Os produtores de plásticos acrescentaram que os padrões criaram incerteza no mercado, com alguns deles esperando um aperto na oferta devido à disponibilidade limitada de importação. Com isso, o adiamento do prazo proporcionaria grande alívio para as indústrias que utilizam a resina plástica.
Eles também argumentaram que a Índia permanecia dependente das importações de vários polietileno ( PE ) graus, incluindo polietileno de baixa densidade de grau médico ( LDPE ), polietileno de alta densidade ( HDPE ), e polietileno de baixa densidade linear de metaloceno (m LLDPE ) Os participantes do mercado também perguntaram PE as importações costumavam fazer com que os produtos de exportação fossem isentos das normas.