Na segunda-feira, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, elaborou seu objetivo de impulsionar o comércio e a cooperação econômica com o US já que os dois são aliados há 70 anos.
Ele disse que ele e seu US o homólogo Joe Biden pretende expandir o volume de comércio bilateral para USD 100 bilhões.
Em 2020, apesar da pandemia, o volume de comércio bilateral entre os US e a Turquia subiu para USD 21 bilhões. Erdogan acrescentou que a Turquia ocupa o terceiro lugar entre os países que são os maiores consumidores de US exportações.
Em junho de 2021, o número de US com base em empresas que conduzem negócios na Turquia chegaram a 1.971 com US investimentos diretos na Turquia alcançados USD 13 bilhões. Os investimentos diretos dos investidores turcos no US Valiam USD 7,2 bilhões.
Erdogan mencionou que a diversificação dos campos de cooperação será um dos meios para fortalecer a cooperação econômica e comercial entre os dois países. Devem também estimular o diálogo e a cooperação para alcançar todo o potencial real da parceria econômica e comercial.
“A área de energia oferece sérias oportunidades para os dois países ... Acredito que nossa cooperação nessa área avançará mais no próximo período”, explicou.
Olhando para o futuro, o presidente esperava que, até o final de 2021, o volume de comércio pudesse atingir USD 25 bilhões.