Tsutomu Sugimori, o presidente da Associação de Petróleo do Japão, disse que as concessionárias japonesas provavelmente reiniciariam algumas de suas unidades de geração de energia a óleo neste inverno para evitar o aumento das contas de gás e carvão. Sugimori disse que os produtores de energia comparariam qual combustível é mais econômico para queimar para gerar eletricidade, seja petróleo, carvão ou LNG . Ele acreditava que o petróleo surgiria como uma escolha competitiva se LNG e os preços do carvão continuaram a aumentar.
Sugimori disse que os refinadores japoneses “maximizarão os esforços” para garantir o fornecimento de óleo combustível para a produção de eletricidade, embora não esteja claro quanto eles poderiam atender aos pedidos de fornecimento. Refinadores domésticos aumentaram sua produção de óleo combustível para geração de energia em janeiro, depois que a Federação das Companhias de Energia Elétrica do Japão solicitou PAJ para um abastecimento de combustível de emergência no meio LNG escassez e aumento da demanda de energia durante os períodos de frio severo. Em janeiro, as vendas de óleo combustível aumentaram 43% com relação ao ano anterior, para 179.585 bpd. No mesmo mês, 751.109 barris de petróleo foram enviados para geração de energia, quase o dobro do mês anterior.
As concessionárias normalmente precisam de dois meses para ajustar seus LNG volumes de importação. Portanto, eles agora estão se movendo para proteger as cargas para o inverno. No entanto, algumas concessionárias japonesas moveram-se para agarrar cargas de óleo combustível doméstico em meio à alta LNG preços, disseram fontes da indústria.
Em 14 de setembro, Ásia LNG os preços spot subiram para mais de US $ 20 por MMB tu. Os preços de referência de outros combustíveis também atingiram uma alta recorde, mas permaneceram mais baixos do que LNG . Os preços de referência do carvão térmico para o Nordeste da Ásia subiram acima de US $ 6 por MMB tu, enquanto o preço de 180 CST 2% de óleo combustível de enxofre FOB Cingapura ficou em $ 11,848 por MMB tu. O preço da nafta CFR Japão estava em US $ 14,607 por MMB tu, enquanto o preço do crude mineiro FOB Indonésia rendeu cerca de US $ 11,924 por MMB tu.