Na terça-feira, a Agência Internacional de Energia ( IEA ) disseram que o lançamento de vacinas provavelmente desencadearia a demanda reprimida de petróleo após as restrições à pandemia.
Em seu relatório mensal do petróleo, a agência elaborou que, à medida que os casos de coronavírus diminuem, a demanda por petróleo deve se recuperar em íngremes 1,6 milhão de bpd em outubro. Provavelmente cresceria até 2022.
Ainda assim, o IEA reduziu sua previsão de crescimento da demanda para o ano geral em 105.000 bpd. Para o quarto trimestre, a previsão também foi ligeiramente cortada em relação à estimativa do mês passado. Enquanto isso, a estimativa para 2022 foi aumentada em 85.000 bpd.
Com relação ao impacto do recente furacão Ida no US , a agência estimou que as perdas potenciais de abastecimento com a tempestade se aproximam de 30 milhões de barris, o primeiro declínio no abastecimento global em cinco meses.
No entanto, o IEA adicionado, o mercado global de petróleo começará a se aproximar do equilíbrio em outubro, como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados ( OPEC +) realizar aumentos de oferta planejados.