A EXxonMobil e o Royal Dutch Shell assinaram um MOU para ser o cliente da captura e armazenamento de carbono da Bolota ( CSS Projeto no nordeste da Escócia. A Bolota tem como objetivo ser a primeira grande escala CSS projeto para estar operacional no UK No meio desta década. O projeto planeja capturar e armazenar o carbono emitido pelos terminais de São Fergus, que representa cerca de um terço da demanda total de gás natural do reino que vem em terra.
O MOU inclui carbono emitido de um terminal em São Fergus possuído em conjunto por Exxon e Shell. A Bolota também assinou um MOU com os parceiros do North Stream Midstream, que possui um terminal em São Fergus. O fluxo norte é apoiado pela autoridade de investimento do Kuwait e pela JPM Fundo de investimentos de infra-estrutura de órgãos. Isso significa que dois de três terminais em São Fergus se juntaram à iniciativa da Bolota.
No início deste mês, Ineos assinou um MOU com o projeto da Bolota. A empresa opera a refinaria de Grangemouth e o complexo petroquímico, bem como o sistema de pipeline quarenta. O projeto da Bolonc visa atrair mais clientes de um aglomerado de cubos industriais perto do Mar do Norte, que contribuem para cerca de 80% das emissões de carbono industrial da Escócia. A Bolota também visa produzir hidrogênio do gás natural para alimentar o UK rede de gás.