Johnson Matthey e Nextchem cooperarão em desenvolver comercialmente a tecnologia desperdício para metanol. A tecnologia será usada para converter resíduos municipais e industriais não recicláveis em singas valiosas usado para produzir metanol. Este desperdício consiste principalmente de resíduos plásticos e secos, que é tipicamente descartado em um aterro ou incinerado. A nova tecnologia irá transformá-los em óxidos de hidrogênio e carbono que podem ser usados para produzir produtos químicos mais sustentáveis e de alto valor.
O metanol produzido a partir desse processo pode ser usado como intermediário para aditivos de baixo carbono na mistura de gasolina e diesel, substituindo o componente baseado em fóssil. Também pode ser usado como matéria-prima para as indústrias de construção, produtos químicos e plásticos.
Sob o acordo, Johnson Matthey fornecerá sua tecnologia Syngas-to-Metanol, enquanto a subsidiária do Nextchem myrechemical integrará a tecnologia Syngas-to-Metanol da Johnson Matthey no processo de desperdício para químico para comercializá-lo em todo o mundo.