Em março de 2021, a troca intercontinental ( ICE ) Futures Abu Dhabi ( IFAD ) A troca introduziu um novo contrato de futuros de petróleo bruto. Os novos futuros são baseados no grau bruto de Murban e entregues ao UAE Hub de Fujairah. O novo contrato competirá com outros contratos regionais, especialmente a troca mercantil de Dubai ( DME ) Omã bruto contrato de petróleo. DME Omã tinha baixos volumes de negociação em comparação com Brent e US WTI . Brent serviu como benchmark internacional, enquanto US WTI reflete o petróleo bruto produzido principalmente no Texas.
o IFAD O contrato de Murban foi negociado a um preço menor em relação ao Brent, mas superior a US WTI . Grades mais leves, mais doces geralmente negociam mais do que os graus azeçados, à medida que produzem mais produtos de alto valor. Murban, com um API Grau de 40, é mais leve que Brent, WTI , e DME Omã. No entanto, contém maior enxofre, tornando o sourista, que provavelmente contribui para ser a preços mais baixos em relação ao Brent.
O ponto de entrega também afeta o preço de referência de petróleo bruto. US WTI é quase sempre mais barato do que o Brent para ser competitivo porque é entregue a Cushing sem litoral, Oklahoma, onde os compradores devem pagar para transportar o bruto para um local costeiro se eles planejam exportá-lo. Enquanto isso, Brent e Murban não exigem esse custo extra de transporte. O ponto de entrega física de Murban é Fujairah, o maior armazenamento de petróleo e hub de transporte no Oriente Médio.
Além disso, a empresa de petróleo nacional de Abu Dhabi estatal ( ADNOC ) comprometeu-se a aumentar a produção de Murban para 2,5 milhões de BPD até 2030. Uma produção interrompida faz com que Murban é adequado para servir como uma referência de preço.