A cidade de Xiamen, um centro de fabricação de componentes eletrônicos na província de Fujian, no sudeste da China, está sob um bloqueio após uma dúzia COVID 19 casos foram detectados. Fujian relatou 103 casos em três cidades na terça-feira. Os primeiros casos foram encontrados em dois alunos de escolas locais cujo pai voltou do exterior no início de agosto.
Os residentes da cidade foram proibidos de sair, exceto em circunstâncias muito importantes. Bairros, vilas, jardins de infância e escolas foram fechados, enquanto os locais de lazer, como bares, academias, cinemas e bibliotecas suspenderam as operações. Todas as rotas de ônibus para outras províncias foram interrompidas para reduzir o risco de transmissão. Xiamen também iniciou testes em massa em algumas partes da cidade e planeja testar todos os seus residentes.
Especialistas em saúde alertaram para um “risco de transbordamento” no último surto. A cidade de Putian, que é o epicentro do atual surto em Fujian, provavelmente encontrará mais casos em complexos residenciais, fábricas e escolas, disseram eles. A mídia local informou que, desde o final de agosto, cerca de 30.000 pessoas deixaram Putian para outras províncias, mas nenhum caso externo foi detectado.