Shanxi, a maior província produtora de carvão da China, assinou acordos de médio e longo prazo para fornecer carvão a outras 14 regiões no quarto trimestre, informou a agência de notícias estatal Xinhua. O acordo veio em meio a restrições generalizadas de energia devido à escassez de carvão. Dados oficiais mostraram que Shanxi produziu 1,06 bilhão de toneladas de carvão em 2020, mais de 25% do total nacional.
Sob o acordo, as mineradoras estatais que operam em Shanxi também garantirão suprimentos para Guangdong, Fujian, Hebei, Liaoning e Tianjin. O Jinneng Holding Group fornecerá carvão para Anhui, Guangxi, Jiangsu, Jilin, Xangai e Zhejiang. O Shanxi Coking Coal Group fornecerá a Henan. O Luan Chemical Group fornecerá carvão para Shandong, enquanto a Huayang New Material Technology fornecerá para Hainan.
Algumas províncias chinesas estão racionando energia para usuários industriais e residenciais em meio à oferta restrita de carvão e ao aumento dos preços do combustível. Os futuros de carvão térmico na China subiram 50% em setembro, para um recorde de mais de CNY 1.300 ($ 202) tonelada de energia na quarta-feira ao meio-dia, antes de cair mais de 3% durante o comércio noturno.